O projeto bilateral França-Brasil Capes-COFECUB “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” desenvolvido no âmbito do programa Capes-Cofecub 2014-2017 (Edital nº. 021/2013; projeto 812-14), foi consequência de uma colaboração de longo termo entre pesquisadores e grupos de pesquisa filiados às Universidades Federais Rural, Fluminense e do Rio de Janeiro no Brasil, e a École Normale Supérieure e a Universidade de Lyon na França. Em meio aos resultados desse empenho binacional de ensino e pesquisa contam-se – entre os anos de 2014 e 2020 – eventos, missões de trabalho recíprocas, bolsas de estudo para doutorandos e pós-doutorandos, orientações de tese em cotutela, artigos e livros publicados em ambos os países. O eixo temático em que se desenvolveu tal empenho, tendo como pivô o estudo do pensamento renascentista, girava praticamente em torno da descrição, interpretação e possível apropriação em novas metodologias das famosas sínteses das diversas áreas da cultura europeia do final do medievo – sínteses que, permitindo a comunicação dos campos teóricos e práticos do conhecimento, asseguraram a interpenetração das áreas técnicas, artísticas e científicas, comunicação tão importante no que chamamos hoje de ciência. As artes, as ciências e a filosofia já não podiam então ser consideradas disciplinas diferentes e fechadas em si mesmas, mas revelavam suas correlações e complementaridades profundas, garantindo a formação de um novo homem que celebrarão os grandes humanistas: na perspectiva do projeto e de seus executantes, era no cerne dessas sínteses inéditas que se deveria buscar o significado mais profundo do Renascimento. Foi ao prosseguir nessa direção que o esforço em equipe de esclarecimento dos processos e afazeres em curso ao longo do movimento cultural renascentista possibilitou, não só uma nova compreensão dos fenômenos estudados, mas ainda o abrir de novas vias para certos campos da filosofia moderna e contemporânea, em especial a área de estudos da cognição humana e os domínios de reflexão acerca das interferências, por um lado, entre teoria literária e os sistemas e métodos filosóficos, e, por outro, entre ética, política e estética. O resultado maior do empenho conjunto foi a proposta de um novo projeto, agora incluindo a Universidade de Lyon, a qual convida o coordenador brasileiro do primeiro projeto para uma estadia no seio do LabEx COMOD ao longo do mês de novembro de 2020 com a incumbência primeira, entre outras tarefas, de planejar um novo projeto Capes-Cofecub ligando os Departamentos de Filosofia da Universidade de Lyon e da Universidade Federal Fluminense para ampliar a proposta anterior segundo uma perspectiva a um tempo mais abrangente e melhor fundamentada: se o projeto anterior tinha por objeto os aspectos horizontais do já denominado “desfechamento” renascentista dos diversos setores do saber protomoderno, na nova proposta visamos fazer progredir a pesquisa principalmente em direção aos seus aspectos “verticais” chamando a atenção para a interação entre um saber que poderíamos chamar grosseiramente de popular, ou melhor, ordinário, e aquele erudito ou universitário. Ora, estamos no momento da passagem dos saberes à dimensão livresca e a proliferação de editores, literatos e letrados abre espaço para uma variedade de formatos e suportes. Note-se como então a reprodutibilidade do documento impresso facilita também a circulação de outras obras menores e populares, até então absolutamente marginais ao conhecimento estabelecido, mas presentes na vida quotidiana: almanaques, manuais de medicina doméstica, calendários, notícias policiais, ensaios de bruxaria, etc., destinados a um público muito maior e mais heterogéneo, começaram a circular lado a lado com títulos pertencentes ao campo tradicional da cultura literária (muitas vezes impressos pelos mesmos impressores de livros). Esta comunicação vertical será fundamental para a criação de novos géneros discursivos e terá lugar em paralelo com a construção de línguas vernáculas comuns baseadas na linguagem oral, que orienta a formação de léxicos em quase todos os ramos da ciência. Lembre-se ainda que além das instituições mencionadas, muitas outras instituições francesas, além da Universidade de Chicago participaram das atividades relacionadas ao projeto por meio de seus professores e podem potencialmente servir de base para novos projetos ou para uma colaboração renovada com a proposta em gestação..