Linhas de Pesquisa

O LERen é um grupo de pesquisa formado por professores e alunos de diversas áreas, e esta atuação multidisciplinar abre diversas possibilidades de formação e capacitação para os pesquisadores envolvidos em seus projetos. Podem ser destacados quatro eixos temáticos ou proposições gerais em torno dos quais tem girado a maior parte de nosso trabalho:

1. Considerando as noções de exercício e método, estudamos como a diversidade das formas discursivas protomodernas reflete uma nova compreensão dos fenômenos linguísticos a partir da consciência humanista de sua imbricação com a experiência vital; e como essa perspectiva se aproxima e distancia, prepara e é disruptora, dos desenvolvimentos teóricos em direção ao que chamamos ciência moderna.

2. Pesquisas sobre a história do direito no Renascimento, e mais especificamente sobre o que se poderia chamar em um sentido genérico de humanismo jurídico: suas origens, desenvolvimento e aporte ao campo da ciência jurídica.

2. Pesquisas sobre os modos de ressurgência do pensamento antigo na Renascença, focando, notadamente, sobre os seguintes temas:

2.1. A história comum dos conceitos de conhecimento e virtude no bojo da transformação das relações entre teoria e prática desde o final do medievo.

2.2. Examinar como o texto ou a doutrina são então vistos como vivos e atuantes em si mesmos, revalorizando perspectivas filosóficas antigas para as utilizar como base de uma reestruturação das tecnologias retóricas ou teórico-discursivas tradicionais.

2.3. Trazendo para o centro do debate as interações medievais, pré-modernas e modernas entre filosofia e teologia, bem como as negociações políticas constantes entre a religião e as ciências, estudar o desenvolvimento histórico do conceito de vontade diante das novas exigências socioeconômicas.

3. Pesquisas sobre como as relações singulares entre forma e conteúdo nas grandes obras produzidas pelo movimento cultural renascentista – na música, pintura, teatro, filosofia, teologia, etc – estão ligadas às mudanças em curso na percepção das relações entre teoria e prática em sua reelaboração no cenário do devir livresco do saber europeu. Dito de outra forma: performance e cognição no discurso filosófico renascentista.

4. Pesquisas sobre a recepção do pensamento renascentista nas filosofias posteriores, e principalmente seu papel seminal para as teorias do conhecimento, da arte e antropologias, modernas e contemporâneas.

 

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