O convênio CAPES-COFECUB do qual o Programa de Pós-Graduação da UFF fazia parte encerrou-se na prática ao fim do ano de 2017, mas suas atividades e produção mantiveram-se, formalmente com a aprovação da prestação de contas em 2019, e materialmente ao longo de 2018 e 2019 com a publicação de dois volumes contendo sua produção escolhida (ou seja, textos apresentados nos eventos, e de autoria principalmente dos membros das equipes brasileira e francesa do projeto), além da última defesa de cotutela no quadro do projeto acontecendo em 2020. Notando-se que, além da continuação de nossa colaboração com a École Normale Supérieure de Lyon, também a Universidade de Lyon manifesta agora formalmente seu interesse na modelagem de um novo projeto COFECUB a ser proposto em 2021 em parceria com o Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, consulte-se abaixo o relatório com as atividades realizadas ao longo do que consideramos os sete anos do convênio, isto é, entre 2014 e 2020:
Projeto Capes-Cofecub “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” (nº 812-14)
Relatório Final
Atividades e aplicação dos recursos
2014
Os seguintes eventos foram parcialmente subvencionados pelo orçamento brasileiro de 2014 do projeto “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” (nº 812-14):
1) Colóquio “Dante e a linguagem” (4 e 5 de junho de 2014: IFCS/UFRJ): este colóquio teve a participação de Didier Ottaviani, membro da equipe de pesquisa principal do projeto em missão de trabalho, que logo tomaria a coordenação francesa do projeto. Outros órgãos e instituições – Faperj, CNPq, o PFI da UFF e a UFRJ, com seus dois programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF e PPGLM), participaram da organização e do financiamento do evento;
http://www.ppgf.ifcs.ufrj.br/?p=2366
2) Minicurso “L’anthropologie de Montaigne” (maio de 2014: ICHF/UFF): ministrado por Didier Ottaviani (ENS-Lyon).
3) Conferência de Nathalie Peyrebonne (Université de Paris 3) “Temporalités alimentaires à l’époque moderne en Espagne” em 23 de setembro 2014 no IFCS/UFRJ.
4) Colóquio “O livro científico no Renascimento” (29 e 30 de setembro de 2014: ICHF/UFF): com a participação de Nathalie Peyrebonne, membro da equipe de pesquisa principal do projeto em missão de trabalho (com diárias subvencionadas pelo projeto). Além da Capes (através do PAEP), o CNPq e a UFF subvencionaram o evento, organizado pelo Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen: dirigido pelo coordenador brasileiro do projeto Cofecub) e que contou com conferencistas da UFMG, UFRJ, UFF, UFRRJ, USP, UNICAMP, UFRGS, ENS-Lyon e das Universidades de Lyon, Paris e Chicago
http://www.gfl.uff.br/index.php/coloquio-o-livro-cientifico-no-renascimento/
4) Minicurso “A filosofia de Giordano Bruno” ministrado por Luiz Carlos Bombassaro (UFRGS) em outubro de 2014 no IFCS/UFRJ
5) Em 9 de dezembro o coordenador brasileiro esteve em Brasília utilizando os recursos do projeto (tal como recomendado pela Capes em seu convite) para uma reunião do Programa Capes-Cofecub.
Com relação às atividades em solo francês, os membros da equipe em missão (Celso Azar e Fernando Santoro) participaram dos seguintes eventos entre novembro e dezembro de 2014:
1) Celso Azar apresentou trabalho nas “Journées d’études franco-brésiliennes: Montaigne et le scepticisme, nouvelles lectures” (de cuja organização participou o Laboratório de Estudos Renascentistas – LERen/UFF) que aconteceu em 13 e 14 de novembro na Universidade de Lyon 3: http://irphil.univ-lyon3.fr/montaigne-et-le-scepticisme-nouvelles-perspectives-888740.kjsp
O trabalho apresentado neste evento (“Méthode et style dans les Essais de Montaigne”) foi posteriormente publicado pelo Bulletin des Amis de Montaigne em 2016: https://classiques-garnier.com/bulletin-de-la-societe-internationale-des-amis-de-montaigne-2016-2-n-64-varia-en.html
2) Fernando Santoro apresentou trabalhos nos eventos:
1. Seminário “La poétique des Intraduisibles – Cosmologies poétiques (II)” no Collège International de Philosophie em 28/11/2014;
2. “Colloque international Philosopher en langues; dix ans de intraduisibles” de 19 a 21/11/2014 no CNRS e na ENS-Paris.
http://www.transfers.ens.fr/philosopher-en-langues-dix-ans-d-intraduisibles
Os professores franceses e brasileiros em missão em 2014 trabalharam também em atividades de orientação e no planejamento do desenvolvimento do projeto para os próximos anos.
Missões de Estudo
Foram realizadas – graças ao apoio da CAPES – duas missões de estudo:
1. Eraci Gonçalves de Oliveira foi dirigida em seu estágio doutorado sandwich e aceita em cotutela por Pierre-Marie Morel na Universidade de Paris I, já tendo hoje obtido o título de Doutora;
2. Guilherme Wyllie, professor do Programa de Pós-Graduação da UFF, foi dirigido por Marina mestre Zaragozá em seu pós-doutorado na ENS-Lyon.
2015
Dois eventos em solo brasileiro foram parcialmente subvencionados pelo orçamento de 2015 do projeto “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” (nº 812-14):
1) Colóquio “Os Novos Mundos do Renascimento” (acontecido em 29 de outubro de 2015 na UFF) contando com a participação de Sylvia Giocanti, professora da Universidade de Toulouse, e membro da equipe de pesquisa principal do projeto em missão de trabalho, além de três membros da equipe brasileira: Pedro Süssekind, Guilherme Wyllie e Celso Azar.
2) Colóquio “V Simpósio Internacional OUSIA: filosofia e gêneros discursivos” (26 e 27 de outubro de 2015: IFCS/UFRJ): realizado em parceria com o Centre Léon Robin de Philosophie Antique, a Universidade de Paris IV Sorbonne, as Écoles Normales Supérieures de Paris e Lyon, e com o apoio Capes/Cofecub, contou com a participação de membros franceses e brasileiros das duas equipes de pesquisa de ambos os projetos atualmente em andamento no PPGF/UFRJ http://www.ppgf.ifcs.ufrj.br/?p=3326
Com relação às atividades em solo francês, os membros da equipe em missão participaram dos seguintes eventos:
1) Colóquio “Les nouveaux mondes de la Renaissance” que teve lugar ENS-Lyon em 26 de novembro, com a participação dos dois professores brasileiros em missão, o atual coordenador francês do projeto e Sylvie Deswarte-Rosa, professora emérita do CNRS;
2) “Séminaire de recherche d’histoire de la philosophie de la Renaissance” (17/10/2015 a 19/03/2016 na Universidade de Paris I) : aproveitamos a participação de um dos membros da equipe francesa do projeto, Tristan Dagron, no seminário para tomar parte nas discussões. http://www.bibliotheque.sorbonne.fr/biu/spip.php?article214
3) O coordenador brasileiro do projeto, Celso Azar, participou da Assembléia Geral da Sociedade dos Amigos de Montaigne em 5/12/2015 na ENS de Paris, sociedade da qual é membro desde 1995;
4) Participação dos professores brasileiros em missão no “Atelier Montaigne” (04/12/2015: Centro da Universidade de Chicago em Paris): uma oficina de leitura da obra montaigniana que na sua décima-primeira sessão, dedicada à Apologia de Raymond Sebond, foi animada por Emiliano Ferrari (Université Lyon 3) et Raffaele Carbone (Università Federico II, Napoli) e Thierry Gontier (Lyon 3-IRPhiL/IUF):
https://www.fabula.org/actualites/atelier-montaigne_71261.php
Os professores brasileiros em missão trabalharam também em atividades de orientação e no planejamento do desenvolvimento do projeto para os próximos anos. Para tanto, os dois projetos Capes-Cofecub ora em desenvolvimento no PPGF-UFRJ e no PFI-UFF realizaram uma reunião conjunta dos pesquisadores das equipes francesa e brasileira, organizada pelos coordenadores dos projetos e um dos membros da equipe francesa, Pierre-Marie Morel, na Sorbonne em 1/12/2015.
Missões de Estudo
Foi realizada – graças ao apoio da CAPES – uma missão de estudo (infelizmente a bolsa de doutorado sandwich não foi subvencionada pela Capes em 2015):
1. Admar Costa, professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ, foi dirigido por Pierre-Marie Morel em seu pós-doutorado na Universidade de Paris I.
2016
Dois eventos em solo brasileiro foram parcialmente subvencionados pelo orçamento de 2016 do projeto “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” (nº 812-14):
1. Conferência de Thierry Gontier (Universidade de Lyon 3) “L’animal chez Montaigne” em 25 de abril no IFCS/UFRJ (cujo texto foi publicado em livro em 2018 reunindo a produção do projeto).
2. Didier Ottaviani (ENS/Lyon) ministrou a conferência “Le De Amore de Marsile Ficin” em 8 de junho na UFF.
3. O Seminário internacional “Imagem e História” teve lugar no IFCS/UFRJ entre os dias 30 de maio e 01 de julho com a participação de membros da equipe brasileira e francesa do projeto, tendo como objetivo estimular e ampliar o debate sobre a historicidade das imagens, em suas implicações teóricas, artísticas e históricas; promover o diálogo interdisciplinar entre professores e pesquisadores ligados a diferentes instituições de ensino no Brasil e na França; e divulgar para o público interno e externo à universidade estudos que vem sendo desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em História da UFRJ, no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ e no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFF.
http://portal.ufrrj.br/seminario-internacional-imagem-e-historia-3005-3105-e-0106/
www.gfl.uff.br/index.php/seminario-internacional-imagem-e-historia
4. No dia 05 de dezembro foi realizado na Sala do Laboratório OUSIA no IFCS/UFRJ o Colóquio “Navegações” com a participação do membro da equipe francesa em missão Nathalie Peyrebonne (Universidade de Paris 3).
www.gfl.uff.br/coloquio-navegacoes/
Com relação às atividades em solo francês, os membros da equipe em missão participaram da Journée d’étude “Littérature et Philosophie” em 25 de novembro na ENS-Lyon:
http://www.ens-lyon.fr/evenement/lecole/litterature-et-philosophie
http://ihrim.ens-lyon.fr/manifestations/article/litterature-et-philosophie
O coordenador do projeto participou também do “Journée Montaigne : Penser en temps de guerres de religion” em 14 de outubro na Universidade de Lyon (este evento não foi subvencionado pelo orçamento do Cofecub, mas por laboratórios parceiros do projeto):
Missões de Estudo
Foram realizadas – graças ao apoio da CAPES – duas missões de estudo:
1. Frederico Graniço, doutorando do PPGF IFCS/UFRJ, foi dirigido por Didier Ottaviani em seu estágio doutorado-sandwich na ENS-Lyon;
2. Jeferson Valadares foi dirigido em seu estágio doutorado sandwich e aceito em cotutela por Marina Mestre na ENS-Lyon
2017
Dois eventos em solo brasileiro foram parcialmente subvencionados pelo orçamento de 2017 do projeto “Arte, ciências e filosofia no Renascimento” (nº 812-14):
Os professores franceses em missão, Marina Mestre (ENS-Lyon) e Makram Abbes (ENS-Lyon), bem como membros da equipe brasileira, apresentaram trabalhos no Seminário Internacional ICHF-2017 “Cultura, poder e formas expressivas” que teve lugar no ICHF-UFF entre 30 de outubro e 1º de novembro de 2017, e de cuja organização participou o LERen.
www.gfl.uff.br/index-php/i-seminario-internacional-do-ichf/
http://seminariointernacionaldoichf2017.weebly.com/
Os professores franceses em missão, bem como membros da equipe brasileira apresentaram trabalhos no Colóquio “Filosofar na Renascença” que teve lugar no IFCS-UFRJ em 6 de novembro de 2017, e de cuja organização participou o LERen.
www.gfl.uff.br/index-php/coloquio-filosofar-na-renascenca/
http://www.ppgf.ifcs.ufrj.br/?p=4685
http://www.pgfi.uff.br/index.php/coloquio-filosofar-na-renascenca/
Com relação às atividades em solo francês, além de participar de diferentes atividades pedagógicas e de pesquisa em colaboração com a equipe francesa, os membros brasileiros da equipe em missão de trabalho, Celso Azar e Marcus Reis, bem como aquele em missão de estudo André Yazbeck (pós-doutorado), fizeram intervenções no Seminário de Pesquisa “Aristotélisme et Néoplatonisme” que teve lugar na ENS-Lyon no segundo semestre de 2018, dirigido por Didier Ottaviani. Além disso, trabalhamos na organização dos volumes a serem publicados.
Missões de Estudo
1. André Yazbek, professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFF, foi dirigido por Didier Ottaviani em seu pós-doutorado na ENS-Lyon.
2. Na segunda missão de estudo programada pelo projeto o doutorando designado não conseguiu se afastar a tempo de seu posto de professor na educação pública.
As últimas produções do projeto foram a publicação de dois volumes com a produção escolhida do projeto:
2018
Arte, ciências e filosofia no Renascimento (vol. 1), organização Celso M. Azar Filho, Didier Ottaviani e Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.
Sumário:
Prefácio, p. 9
Sylvia Giocanti (Universidade de Montpellier): “O novo mundo é um outro mundo? Julgar o mundo ou os mundos segundo Montaigne”, p.15
Nathalie Peyrebonne (Universidade de Paris): “Reorganização dos saberes e nova sociabilidade no Renascimento: o caso da literatura culinária espanhola”, p. 28
Celso Martins Azar Filho (Universidade Federal Fluminense): “Discurso e prática filosófica em Petrarca”, p. 39
Jonathan Molinari (Universidade Federal do Pará): “Hermenêutica da sombra: a nova antropologia de Pico della Mirandola”, p. 53
Pedro Süssekind (Universidade Federal Fluminense): “Shakespeare e o maquiavelismo”, p. 74
Rafael Marcelo Viegas (Universidade Federal Fluminense): “Um viajante da informação: Montaigne, “Dos coxos” e o fait divers”, p. 87
Guilherme Wyllie (Universidade Federal Fluminense): “As artes do Trivium na Idade Média”, p. 110
Sergio Xavier Gomes de Araujo (Universidade Federal de São Paulo):“Bonne foy dos Ensaios face à denúncia da dissimulação como vício de um século corrompido”, p. 127
Emiliano Ferrari (Universidade de Lyon): “A filosofia das paixões em Montaigne”, p. 141
Thierry Gontier (Universidade de Lyon): “Na fronteira do humano: a figura ambivalente do animal na “Apologia de Raimond Sebond” de Montaigne”, p. 159
Philippe Desan (Universidade de Chicago): “Pierre de La Ramée autor científico”, p. 175
Sobre os autores, p. 186
2019
Arte, ciências e filosofia no Renascimento (vol. 2), organização de Celso Martins Azar Filho, Didier Ottaviani e Rafael Viegas. – 1. ed. – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.
Sumário:
Prefácio, p. 9
Marina Mestre Zaragozá (École Normale Supérieure de Lyon): “A Consolação da Filosofia de Boécio: uma influência do Sonho e Vigília de Cipião de Juan Luís Vives?”, p. 13
Eraci Gonçalves de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro): “Três notas para uma leitura do comentário de Miguel de Éfeso ao De motu animalium de Aristóteles”, p. 34
Jeferson da Costa Valadares (Universidade Federal do Rio de Janeiro): “A teoria do Estado de Francisco de Vitoria: aspectos da concepção da origem do poder político na Segunda Escolástica Espanhola”, p. 62
André Constantino Yazbek (Universidade Federal Fluminense):“Michel Foucault leitor de Nicolau Maquiavel: notas sobre o lugar da filosofia política maquiaveliana na genealogia foucaultiana da “governamentalidade”, p. 92
Celso Martins Azar Filho (Universidade Federal Fluminense): “Lucrécio contra Lucrécio: a verdade dos sentidos na “Apologia de Raymond Sebond” de Montaigne”, p. 106
Didier Ottaviani (École Normale Supérieure de Lyon): “Montaigne, médico da alma”, p. 134
Rafael Marcelo Viegas (Universidade Federal Fluminense), “Montaigne mágico”, p. 150
Alexander Martins Vianna (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro): “Melancolia, demonologia e filosofia natural”, p. 170
Fernando Santoro (Universidade Federal do Rio de Janeiro): “Finitos infinitos”, p. 200
Pierre François Moreau (École Normale Supérieure de Lyon): « Spinoza e a Itália renascentista », p. 213
Sobre os autores, p. 225
Index de autores dos dois volumes, p. 227
2020
Última defesa de cotutela no âmbito do projeto do doutorando Jeferson da Costa Valadares. Título da tese: “A teoria da ação na filosofia espanhola do século de ouro: Juan Luís Vives e Francisco de Vitória”.